Descubra por que você precisa analisar com carinho cada uma delas para descobrir qual interage melhor com o público-alvo da sua empresa.
"A população passa mais tempo nas redes sociais do que fora delas, uma consequência gerada pela pandemia"
Se os hábitos tecnológicos mudaram, as redes sociais mais usadas no Brasil, consequentemente também mudaram. Um relatório realizado pela We Are Social e a Hootsuite em outubro de 2020, indica um reposicionamento das mídias sociais mais utilizadas, sendo elas:
1. Facebook - A mais utilizada pela população mundial, com mais de 2,7 bilhões de contas ativas, entre elas 130 milhões são brasileiras;
2. WhatsApp - Estima-se que 120 milhões de brasileiros tenham o app instalado em seus celulares;
3. YouTube - Se contar apenas os usuários entre 18 e 65 anos, 105 milhões de usuários utilizam a plataforma, tanto como telespectadores quanto produtores;
4. Instagram - Contando com 95 milhões de usuários;
5. Facebook Messenger - A plataforma que antes era incorporada ao Facebook, após ser independente exigiu a obrigatoriedade do download do aplicativo, portanto estima-se que conta com milhões de usuários do Brasil, mas sem um número exato;
6. LinkedIn - A rede social que possui cunho profissional, conta com 46 milhões de usuários ativos, número gerado pela pandemia, por pessoas que buscam por empregos;
7. Pinterest - A rede social que é usada para buscar por referências, conta com 38 milhões de usuários no Brasil.
Entretanto, todas essas redes sociais têm seu potencial único e possibilitam um trabalho estratégico para uma vasta diversidade de empreendimentos, mas isso depende de alguns pontos, como: definir o perfil de público-alvo da empresa, analisar o comportamento de navegação de cada rede social, o que a empresa oferece e de que forma esse produto ou serviço será divulgado.
Além disso, a forma de se comunicar em cada uma delas também precisa ser pensada estrategicamente. Utilizar as ferramentas de interação (ex: votação, faça uma pergunta, etc) e temas que envolvam o seu cliente ("marque um amigo que...") são as vezes mais eficazes do que uma promoção comercial.
Uma coisa é certa, as redes sociais estão na ponta do dedo do brasileiro e a sua empresa pode passar na tela do celular ou computador do seu cliente. Mas para o sucesso da sua empresa nas redes sociais, é importante se atentar ao erros comuns que são cometidos, entre eles:
Focar em quantidade ao invés de qualidade;
Número de seguidores não significa que há qualidade no que está sendo produzido, e nem toda curtida significa que aquilo que você oferece foi de fato adquirido;
Lidar com todas as redes sociais como se fossem uma só, pois cada uma possui usuários diferentes, e consequentemente, exige uma abordagem e linguagem próprias;
Não utilizar as ferramentas e conteúdos que geram interação nas redes sociais.
Mas afinal: em qual rede social a minha empresa deve divulgar e interagir com os meus clientes?
Você sabia que as redes sociais oferecem ferramentas próprias para você analisar o envolvimento e quem é o seu público-alvo?
As principais redes socais e o Google disponibilizam ferramentas e aplicativos para as empresas analisarem o envolvimento do trabalho publicado. São eles:
BusinessSuite (Facebook+Instagram);
Insights (dentro do App do Instagram);
Google Meu Negócio;
Google Analytics.
Para cada problema, também existe uma solução. São vários os caminhos que podem ser tomados, como estratégias patrocinadas e de conteúdos, o modo como você se comunica, linguagens visuais... Mas cada negócio e cada público-alvo é único.
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