• Equipe Inovacom

EBOOK FOTOGRAFIA COM O CELULAR

UMA BOA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS


Quem não é atraído por uma boa fotografia, ainda mais mostrando algo que é do seu interesse?


Quando pensamos em negócios e divulgação, uma boa estratégia de comunicação é fundamental. Mas para ela tornar-se ainda mais forte, é importante ter um cuidado especial com as imagens que demonstram os seus produtos e/ou serviços.


Geralmente, profissionais e amantes da fotografia investem em equipamentos e acessórios para suas produções, no entanto, todos defendem que o que faz a foto ser realmente bela é o raciocínio, olhar e a disposição do(a) fotógrafo(a).


Neste e-book da Inovacom iremos apresentar e exemplificar como é simples fazer fotos com um olhar publicitário para você utilizar no seu material de envio online, utilizando apenas seu celular.


1. LIMPE SEMPRE A LENTE ANTES DAS FOTOS


Mesmo que você tenha limpado a lente da câmera recentemente, é importante sempre reforçar a limpeza, para que as fotos não fiquem borradas ou sem foco. Além de atrapalhar a imagem, uma lente suja também pode dificultar o trabalho dos sensores da câmera do seu celular.


Para limpá-la você pode utilizar um tecido, como sua própria roupa, já que o celular é um objeto feito para suportar o contato. Mas se tiver um pano de limpar óculos, por exemplo, pode ser mais eficaz.


Dica: para testar se a lente está bem limpa, aponte a câmera para alguma fonte de luz. Se não embaçar a imagem, é porque está limpinha.


2. DEFINA O CENÁRIO


Antes de fotografar uma pessoa ou objeto, é importante ter em mente o que há em volta. Uma luz forte em um dos lados, por exemplo, pode tanto comprometer quanto ser benéfica para a fotografia.


Escolher um fundo infinito ou temático também pode ser uma boa opção, porém, sempre fique atento(a) se o objeto fotografado tem mais destaque que o cenário.


3. ANALISE A LUZ

Como estamos falando sobre fotografia com o celular, é fundamental que você busque um ambiente iluminado para a foto ter qualidade.


Ambientes com boa luz geralmente proporcionam também boas sombras, e é interessante ficar atento(a) a elas, já que são importantes para demonstrar a profundidade de produtos, ambientes ou pessoas.


A dica aqui é olhar e reposicionar o que está sendo fotografado, reparando sempre na sombra que a luz está criando na pessoa ou objeto. Além disso, outro ponto importante é tomar cuidado com a contraluz.


Contraluz é a iluminação que está posicionada atrás da pessoa ou objeto que você pretende fotografar. Quando há a contraluz, o sensor da câmera do celular tenta ajustar a foto de maneira a reduzir a claridade emitida pela fonte de luz. Geralmente o resultado não é dos melhores.


Por isso, a dica é buscar outro posicionamento para fotografar deixando essa luz, que anteriormente estava atrás, de frente para o que será fotografado. Outra opção é testar os níveis de claridade até chegar em um resultado interessante e que seja útil para a missão desta imagem!


5. NÃO UTILIZE O ZOOM DO APARELHO

A não ser que você tenha um celular com duas/três câmeras (como o iPhone 7 Plus ou iPhone X), uma boa dica é substituir o zoom do aparelho por aproximar-se da pessoa ou objeto que está fotografando.


Isso, pois quando você dá zoom com o aparelho, está simplesmente "cortando" um pedaço da imagem completa, e não se aproximando de fato do objeto, o que pode provocar a perda de qualidade da foto.


Aproximando do objeto:

Utilizando o zoom:


6. AJUSTE A EXPOSIÇÃO (CLARIDADE DA IMAGEM)

A maioria dos aplicativos e câmeras dos aparelhos celulares têm um ajuste de exposição que funciona assim: quando você seleciona um ponto na tela, a câmera se ajusta para iluminar adequadamente aquele ponto.


Caso ainda não tenha descoberto isso, faça alguns testes: pegue a câmera do seu celular e selecione uma área escura na imagem que você está fotografando. Você verá que a imagem toda fica mais clara para iluminar aquele pedaço. Por outro lado, se você selecionar uma área clara, a imagem toda escurecerá para se adequar àquele ponto.


Para você pegar o jeito de calibrar a claridade, faça testes e clique em diferentes níveis de exposição para analisar os resultados. Em alguns aparelhos, como nos iPhones, você pode selecionar onde o foco ficará travado (bloqueio AE/AF) e, em seguida, você pode ajustar a claridade arrastando o dedo para cima (mais luz) ou para baixo (menos luz).



7. ATIVE O HDR

A maioria dos celulares possuem na sua câmera um recurso chamado HDR, que significa "High Dynamic Range" (alto alcance dinâmico). Quando ele está ativado, sempre que você tira uma foto o seu celular faz três cliques, com níveis diferentes de exposição, e combina as áreas de maior detalhe de cada uma.


A recomendação é sempre utilizar esta função, mas atenção: estes cliques demoram mais para serem concluídos. A dica é clicar e não mexer o celular por 3-4 segundos após apertar o botão de disparo.


Por outro lado, se o objetivo for fotografar um objeto em movimento, é interessante desativar o HDR ou testar movimentar a câmera na mesma direção do objeto. Provavelmente isso irá resultar em uma imagem com aspecto de movimentação, e é possível utilizar isso como um efeito proposital.

8. CUIDE COM O FOCO

Uma coisa muito importante na fotografia é o foco. É fundamental que você cuide com o posicionamento da câmera em relação ao objeto e analise os planos da fotografia, por exemplo, mas se não cuidar com o foco, tudo isso pode ser em vão.


Posicione a pessoa ou objeto, analise o segundo plano e enquadramento e tome muito cuidado com o foco no objeto principal da cena. Clique no que está fotografando e olhe com atenção se o foco está realmente nele.


Dica: após achar a posição em que irá tirar a foto, procure o foco e não se mexa até terminar o clique (os 3-4 segundos comentados na função HDR). Caso você movimente o celular para cima/baixo, esquerda/direita ou para frente/atrás poderá fazer o foco sair da pessoa ou objeto que está clicando.

Sempre que possível, tente deixar o celular apoiado em algum objeto, para que a foto não trema e perca o foco.


Com foco no objeto fotografado


Sem foco no objeto fotografado


9. TESTE ÂNGULOS DIFERENTES

O ângulo em uma fotografia é muito importante, já que nem sempre o que é bom para um tipo de foto irá dar certo para outra. A dica aqui é experimentar diferentes ângulos e distâncias do objeto fotografado, analisando o que é mais adequado de acordo com o cenário e luz, por exemplo.


Vamos tomar um café e conversar sobre a sua comunicação?

Ligue para a nossa equipe e tenha um time de comunicadores pensando nas melhores soluções para o seu negócio!















(41) 99186-2906

equipe@inovacom.art.br

Rua Conselheiro Laurindo, 600 - sala 1413 - Centro

Curitiba | Paraná

ESTAMOS ABERTOS

Segunda a sexta-feira
9h às 18h

whatsapp_preto.png

MARKETING PARA A SUA EMPRESA CRESCER!

  • Facebook Higilav
  • Linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • WhatsApp