• Equipe Inovacom

10 ASPECTOS DO MARKETING DIGITAL QUE AS EMPRESAS IGNORAM




Neste século, vivemos imersos na realidade do ‘mundo virtual’. Com o tempo fica mais claro que para muitos esse não é apenas um espaço para se divertir e interagir com amigos, mas sim um catalisador para o seu trabalho e potencializador do seu alcance de novos clientes.


O Painel TIC COVID-19 registrou aumento dos usuários de Internet que realizam compras on-line em todas as regiões do País, com incremento maior entre as mulheres – passando de 39% em 2018 para 70% em 2020, para o mesmo recorte populacional.

Fonte: CETIC


Um aspecto curioso dessa nova economia, é o fato de que poucas das pessoas que utilizam as mídias sociais para anunciar sobre o seu empreendimento são formadas em marketing ou conhecem seus fundamentos básicos, que norteiam das estratégias mais simples, às mais elaboradas de qualquer campanha bem pensada.


Partindo dessa ideia, decidimos trazer uma reflexão sobre quais seriam esses aspectos básicos, na intenção de te ajudar a não cair no ‘conto do vigário’ das fórmulas mágicas e até mesmo entender a razão da sua performance nas mídias ter diminuído. Vamos de papel e caneta? Leia com calma, e pense em qual destes 10 aspectos sua estratégia vem falhando e precisa melhorar.


✅ Monitoramento de resultados


Quando você estabelece uma estratégia que está dando certo, é comum esquecer de verificar os resultados de forma constante, e isso pode ser um erro. Pois as métricas dos veiculadores de mídia estão sempre se alterando, tal qual os formatos mais consumidos.

Algumas alterações possuem uma janela de mudança mais perceptível, como a que vimos de imagens estáticas > vídeos curtos, entretanto algumas são internas a plataforma e podem alterar drasticamente seu desempenho, por isso é importante estar atento aos seus dados, comparando-os sempre e testando novas possibilidades, afinal de contas, não é porque algo está dando certo, que outra coisa não possa dar mais certo ainda.



✅ Identidade de marca


Pode soar trivial, mas é muito comum. Por acreditar que a identidade de marca é algo muito visual, pode-se cometer o erro de pensar que uma mudança drástica na linha narrativa, não irá afetar a visão do seu público sobre você, gerando confusão e até mesmo desinteresse sobre a marca.


Vamos para um exemplo, pois fica mais fácil de visualizar. Imagine que você é um consultório da área de nutrição, e na sua linha narrativa há a ideia de que: nem todos os organismos se adequam a uma mesma dieta e o que dá certo para um, não dá certo para o outro. Mas um belo dia, você propõe uma dieta super restritiva, só porque está na moda, com o slogan: se você fizer, com certeza vai perder X Kg em tantos dias.


Percebe que há um desvio da identidade de marca? Você pode fazer mudanças desse gênero (às vezes elas são até necessárias), mas se atente a importância de estabelece-las


✅ SEO on page


Aqui algumas pessoas se assustam, pois afinal de contas que super poder é esse do SEO?! Bom, não é nenhuma mágica 😅, são apenas algumas boas práticas na hora de otimizar a escrita dos textos no seu site, de forma que ela performe bem nos mecanismos de busca, de preferência o queridinho de todos, o Google.


Para tal é importante se atentar aos títulos, palavras chaves, links, prezando por conteúdos que respeitem os títulos da página, o carregamento das páginas deve ser rápido e não se esqueça de usar Meta Description.



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✅ SEO off page


Depois de cuidar da estrutura das suas páginas e torná-las amigáveis, você precisa dar uma de usuário e olhar para elas de fora para dentro. A palavra chave desse aspecto é: backlink, geralmente são os outros sites que servem como porta de entrada para o seu.

Olhando para os dados dos backlinks, você consegue mensurar onde e o que tem gerado relevância ou não, para o seu site, sendo capaz de replicar/pausar algumas práticas.


✅ Persona Atualizada


Seu consumidor final está sempre mudando, as gerações passam, mas algumas necessidades não mudam, entretanto a forma de comunicar, sim! Isso significa que, de tempos em tempos, é necessário revisar a sua persona. Pois entender a linguagem e as necessidades do público com que você dialoga é essencial para adequar as suas estratégias.



✅ Sites responsivos


Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017, mostrou que 97% das pessoas acessam a internet através do smartphone. Isso significa que: o seu site precisa carregar de forma rápida e, ao mesmo tempo, adequar suas funções e conteúdos aos aparelhos móveis, sem bugs ou demoras exageradas.


✅ Mobile first index


Aqui temos apenas um reflexo do dado apresentado acima, afinal de contas, se a forma mais utilizada para navegar é através de dispositivos móveis, nada mais natural que sites e campanhas tenham melhor desempenho quando mobile friend.


Portanto, conteúdos adequados serão melhor indexados e terão prioridade, quanto aos que não possuem boa responsividade. Se você ainda não analisou como tem performado no mobile, faça isso o quanto antes.


✅ Otimização de sites e conteúdos


No primeiro aspecto fundamental do marketing desse texto, conclui dizendo que: não é porque algo está dando certo, que outra coisa não possa dar mais certo ainda. E isso se aplica a este tópico. Você não deve esperar seu desempenho diminuir ou algo dar errado para atualizar as suas estratégias. Essa análise deve ser uma constante em todos os processos da sua empresa, e é uma das boas práticas a ser adotada e jamais deixada de lado.



✅ Marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo se relaciona com o momento do cliente. Em uma estratégia ideal, se conduz (junto com a equipe de marketing) a produção de um calendário editorial voltado para clientes dos diferentes pontos do funil de vendas.


A produção de um conteúdo de qualidade e adequado, influencia diretamente na performance da sua estratégia.



✅ Estratégias de conteúdo a partir das intenções de busca


A grande tarefa da produção de conteúdo, é responder perguntas, mesmo as que nem foram feitas. Se você não supre a curiosidade do cliente sobre o seu produto, provavelmente irá gerar nele, desinteresse.


Por essa razão, é extremamente necessário alinhar-se com as perguntas que a sua persona tem feito sobre o que você produz, nesse sentido, estar atento às dúvidas e principais buscas que se relacionam ao seu nicho é essencial para alinhar as expectativas do seu público ao seu produto.


Ufa!! Demos conta do essencial. 💪💥


Você já conhecia essas práticas? Aplica todas elas ao seu negócio?


Bom, não é tão simples se alinhar a tudo, traduzir a teoria para prática pode levar algum tempo.


Se precisar de ajuda, o time da Inovacom está aqui para você, juntos vamos fazer o seu negócio bombar, no melhor dos sentidos! 😎 Entre em contato!


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Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/aspectos-fundamentais-do-marketing-digital/