• Equipe Inovacom

DICA: COMO FAZER O ORÇAMENTO GRÁFICO PERFEITO


A regra é clara: quanto mais informações você passar para a gráfica, mais pontual será o seu orçamento.



Realizar orçamentos para a impressão de um material pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando você não tem experiência com a área.

Por isso, nós da Inovacom vamos te dar algumas dicas que podem ajudar na hora de solicitar um orçamento.


Faça mais de um orçamento

É muito comum que haja diferenças nos valores entre uma gráfica e outra. Para conseguir o melhor custo-benefício, é importante consultar no mínimo 3 empresas, de preferência aquelas indicadas pela sua agência ou que você já tenha trabalhado anteriormente.




Consulte os valores de acordo com a tiragem

Os preços podem variar de acordo com a quantidade de exemplares impressos que você precisa. Por isso, vale sempre deixar claro qual a tiragem que você gostaria de realizar.






Especifique o tipo de papel


Existem diferentes tipos de papéis disponíveis para impressão. Se você já tiver alguma ideia de qual opção quer, é interessante deixar indicado desde o início. Caso contrário, você pode pedir sugestões para a gráfica, que indicará as melhores alternativas de acordo com o tipo de trabalho que está sendo impresso: um panfleto, uma revista ou adesivos, por exemplo.



Explique os formatos e as dimensões

Especificar qual o formato e dimensões do material é importante para que a gráfica possa avaliar a quantidade de matéria prima necessária para a produção e, dessa forma, informar um orçamento justo para o(a) cliente. Caso o material tenha algum tipo de dobras, é preciso informar as dimensões delas fechadas e abertas. Um material com a dobra fechada pode ter o formato de 105x140, porém, com a dobra aberta os valores mudam para 210x140, por exemplo.



Defina os tipos e quantidades de cores

Os tipos e quantidades de cores são muito importantes para o orçamento. Por isso, caso o material seja colorido, é necessário especificar o número de cores utilizadas tanto na frente quanto no verso do papel. Em geral, as gráficas utilizam um padrão para definição das cores: • 4x0: Material colorido na frente sem nada no verso; • 4x1: Material colorido na frente e preto e branco no verso; • 4X4: Material colorido na frente e no verso.



Não esqueça do acabamento

Além de todas as outras informações técnicas do projeto a ser impresso, é muito importante não esquecer do acabamento. O acabamento consiste nos toques finais do material pronto. Os principais pontos são:

• Corte: o material terá um corte especial ou simples? • Encadernação: qual será a encadernação? Grampos, costura, espiral ou outro? A capa será dura? • Laminação: o material terá algum tipo de proteção extra, como uma película? • Verniz: o material terá a aplicação de verniz? De maneira integral ou apenas em regiões específicas?



Deixe claro qual o prazo de entrega

Cada gráfica tem seu próprio prazo para impressões, que pode variar de acordo com a quantidade de exemplares, método escolhido e o tipo do material.

Aqui, a dica é deixar claro desde o início para a gráfica qual é a data em que você precisa que os materiais estejam prontos.

Em geral, materiais com um prazo curto para a entrega tendem a ter um preço superior.



Fazer um bom orçamento é essencial para o êxito de um projeto gráfico. Uma boa impressão faz toda a diferença para o seu negócio.

Quer uma agência cuidando de tudo isso para você?

Entre em contato e vamos fazer o marketing da sua empresa fortalecer o seu negócio juntos!


(41) 99186-2906

equipe@inovacom.art.br



(High five durante a quarentena)


Rua Conselheiro Laurindo, 600 - sala 1413 - Centro

Curitiba | Paraná

ESTAMOS ABERTOS

Segunda a sexta-feira
9h às 18h

whatsapp_preto.png

MARKETING PARA A SUA EMPRESA CRESCER!

  • Facebook Higilav
  • Linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • WhatsApp