É de conhecimento de todos, que se o digital não mudou nossa maneira de fazer algo, ao menos acrescentou uma nova possibilidade.
Atualmente, não precisamos mais de uma linha fixa de telefone, nossas mensagens são instantâneas, e vídeos são criados, editados e viralizados em poucos minutos. Criando novas ondas e tendências, enquanto há 30 anos atrás isso só seria possível através de um canal de televisão
Hoje, não dependemos dos meios de comunicação tradicionais, e com a internet podemos conseguir um alcance tão relevante quanto o das emissoras, nos anos 90.
E no meio disso o marketing, continua sendo o marketing. Suas estratégias de base permanecem funcionais, entretanto como a maioria das coisas, seus processos além de se intensificarem, tornaram-se mais acessíveis.
Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre investir tempo e recursos em marketing digital, esse texto pretende te mostrar que não precisa ter receio, pois entre os experimentadores e os profissionais da área, é difícil alguém sair perdendo.
Como já conversamos em outro post, além de boa parte dos seus potenciais clientes estarem na internet, muitos a utilizam diariamente na palma das mãos, através se seus smartphones.
Se você não está lá, como espera ser encontrado?
Alguns dias atrás descobri uma cozinha vegana perto da minha casa, acredito que seja a primeira no meu bairro, mas ela estava fechada, devido ao lockdown. A primeira coisa que fiz foi procurá-la no Instagram e lá estava ela, com cardápio, horário de funcionamento, formas de pagamento e tudo que eu precisava saber para comprar.
Se você quer fazer parte do dia a dia dos seus clientes, e ser lembrado na hora que eles estiverem procurando alguém para solucionar ‘a sua dor’, o primeiro passo é estar onde eles estão, para ser encontrado quando eles te procurarem.
E essa é apenas uma das vantagens de ter presença digital.
Uma das grandes melhorias provenientes do marketing digital, foi o avanço na rastreabilidade de dados. Através de ferramentas de mensuração, que nos permitem entender o que funcionou melhor como estratégia, recolhendo informações para as próximas campanhas, isso por um custo relativamente baixo em relação a pesquisas diretas com o consumidor.
O que nos leva a um outro aspecto que pode agregar muito a sua marca, a cocriação. A grande tendência do digital sempre foi ‘aproximar’, e marcas que escolhem ouvir sua audiência, na hora de produzir e criar novos produtos e conteúdos, acabam colhendo bons frutos.
Acredite no potencial do seu cliente para te contar o que ele está procurando.
Um estudo de caso muito interessante, nesse aspecto, é a marca de cosméticos Sallve. Antes do seu primeiro lançamento em 2019, ela já possuía uma grande plataforma de clientes em potencial, que ajudaram a desenvolver seu primeiro produto. Ainda hoje, mesmo já consolidada como autoridade no seu segmento, segue desenvolvendo os novos produtos da mesma forma, ouvindo as dores dos seus clientes e criando soluções compatíveis.
Você não precisa ser uma multinacional para performar bem através do marketing digital, nem precisa de investimentos exorbitantes. O que solucionará seus problemas, nesse sentido, é ter um time de pessoas que sabe o que está fazendo para te ajudar.
É para isso que a Inovacom está aqui!
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Fontes: RockContent, Integração Digital e Sue Coutinho
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