• Equipe Inovacom

A IMPORTÂNCIA DO BRIEFING PARA EMPRESÁRIOS SEM TEMPO


Empreendedor esperto preenche o briefing com calma e muito carinho para não ter retrabalho.

É muito comum que, ao contratar um serviço de comunicação, seja solicitado que o(a) cliente preencha um formulário com diferentes informações sobre o seu negócio.



Mas afinal, o que é esse tal de briefing?

O briefing é um documento que reúne todas as informações necessárias para a realização de um projeto. É por meio dele que a agência conhece a história de uma empresa, quais são seus objetivos e problemas a serem solucionados.

Além disso, é com base nestas informações que a equipe planeja e desenvolve as estratégias específicas para o serviço fornecido. Por este motivo, é sempre muito importante que o(a) cliente responda às questões com atenção, para que as informações estejam completas e a agência possa desenvolver exatamente aquilo que é esperado.

Em geral, o formulário contém perguntas sobre o histórico da empresa, características de seus públicos e seu mercado de atuação. Geralmente é nesse momento também que são definidos prazos e orçamentos de um projeto.

Existem dicas para responder o Briefing da melhor maneira possível e nós vamos te contar algumas delas!



Escolha um ambiente tranquilo

Com a correria do dia a dia, é normal não ter tanto tempo disponível para responder o briefing. Apesar disso, é importante tentar separar um momento especialmente para essa tarefa.

Isso, pois esse é o momento de falar a sua percepção sobre o seu negócio, quais seus objetivos, valores e transmitir para a agência todo o seu apreço pela sua empresa. Tudo o que você colocar no briefing servirá de inspiração para que a equipe realize o seu serviço.



Envie referências visuais

Além de descrever informações sobre seu negócio, é importante mostrar para a agência o que você gostaria e não gostaria que fossem feitas para a sua empresa.

Nesse momento, é importante você enviar algumas referências visuais daquilo que considera agradável para a comunicação da sua empresa, principalmente se seu projeto envolve criações gráficas. Dessa forma, a equipe poderá compreender melhor seus gostos pessoais e a identidade que você quer que seu negócio tenha.


Nunca poupe palavras

É comum que os(as) clientes fiquem com receio em relação à quantidade de informações respondidas. Por isso, a nossa dica é: nunca poupe palavras!

Quanto mais você explicar seu negócio, mais fácil a agência compreenderá o que você imagina e suprir o que a comunicação da sua empresa realmente precisa.



Seja sincero(a) sobre o orçamento


Muitas vezes, o(a) cliente fica desconfortável ao falar sobre valores. Aqui, a dica é definir com sinceridade qual o valor máximo que pode ser gasto no seu projeto e deixar que a agência encontre a melhor solução com o limite disponível.




Deixe claro seus objetivos

É muito importante deixar explícito para a agência os motivos pelos quais você está procurando determinado serviço e quais seus objetivos com ele.

Quando os propósitos do(a) cliente estão claros, é muito mais fácil desenvolver estratégias que cheguem à meta final.




Fora tudo isso que comentamos, o briefing vai lhe ajudar a expressar todo o sentimento e a verdadeira missão do seu negócio para a equipe criativa.

Um briefing preenchido com carinho e atenção agiliza muito a nossa equipe a acertar o que você quer e, principalmente, o que o marketing da sua empresa precisa.



Vamos tomar um café e conversar sobre a sua comunicação?

Liga para a nossa equipe e tenha um time de comunicadores pensando em tudo isso por você!










(41) 99186-2906

equipe@inovacom.art.br

Rua Conselheiro Laurindo, 600 - sala 1413 - Centro

Curitiba | Paraná

ESTAMOS ABERTOS

Segunda a sexta-feira
9h às 18h

whatsapp_preto.png

MARKETING PARA A SUA EMPRESA CRESCER!

  • Facebook Higilav
  • Linkedin
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • WhatsApp