É muito comum que, ao contratar um serviço de comunicação, seja solicitado que o(a) cliente preencha um formulário com diferentes informações sobre o seu negócio.
Mas afinal, o que é esse tal de briefing?
O briefing é um documento que reúne todas as informações necessárias para a realização de um projeto. É por meio dele que a agência conhece a história de uma empresa, quais são seus objetivos e problemas a serem solucionados.
Além disso, é com base nestas informações que a equipe planeja e desenvolve as estratégias específicas para o serviço fornecido. Por este motivo, é sempre muito importante que o(a) cliente responda às questões com atenção, para que as informações estejam completas e a agência possa desenvolver exatamente aquilo que é esperado.
Em geral, o formulário contém perguntas sobre o histórico da empresa, características de seus públicos e seu mercado de atuação. Geralmente é nesse momento também que são definidos prazos e orçamentos de um projeto.
Existem dicas para responder o Briefing da melhor maneira possível e nós vamos te contar algumas delas!
Escolha um ambiente tranquilo
Com a correria do dia a dia, é normal não ter tanto tempo disponível para responder o briefing. Apesar disso, é importante tentar separar um momento especialmente para essa tarefa.
Isso, pois esse é o momento de falar a sua percepção sobre o seu negócio, quais seus objetivos, valores e transmitir para a agência todo o seu apreço pela sua empresa. Tudo o que você colocar no briefing servirá de inspiração para que a equipe realize o seu serviço.
Envie referências visuais
Além de descrever informações sobre seu negócio, é importante mostrar para a agência o que você gostaria e não gostaria que fossem feitas para a sua empresa.
Nesse momento, é importante você enviar algumas referências visuais daquilo que considera agradável para a comunicação da sua empresa, principalmente se seu projeto envolve criações gráficas. Dessa forma, a equipe poderá compreender melhor seus gostos pessoais e a identidade que você quer que seu negócio tenha.
Nunca poupe palavras
É comum que os(as) clientes fiquem com receio em relação à quantidade de informações respondidas. Por isso, a nossa dica é: nunca poupe palavras!
Quanto mais você explicar seu negócio, mais fácil a agência compreenderá o que você imagina e suprir o que a comunicação da sua empresa realmente precisa.
Seja sincero(a) sobre o orçamento
Muitas vezes, o(a) cliente fica desconfortável ao falar sobre valores. Aqui, a dica é definir com sinceridade qual o valor máximo que pode ser gasto no seu projeto e deixar que a agência encontre a melhor solução com o limite disponível.
Deixe claro seus objetivos
É muito importante deixar explícito para a agência os motivos pelos quais você está procurando determinado serviço e quais seus objetivos com ele.
Quando os propósitos do(a) cliente estão claros, é muito mais fácil desenvolver estratégias que cheguem à meta final.
Fora tudo isso que comentamos, o briefing vai lhe ajudar a expressar todo o sentimento e a verdadeira missão do seu negócio para a equipe criativa.
Um briefing preenchido com carinho e atenção agiliza muito a nossa equipe a acertar o que você quer e, principalmente, o que o marketing da sua empresa precisa.
Vamos tomar um café e conversar sobre a sua comunicação?
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